sábado, 17 de maio de 2014

Vivendo no futuro com Smart-fone

Estou vivendo numa era na qual nem achava que chegaria. Me lembro de quando tinha meus 5/6 anos e ouvia meus avós falarem coisas que hoje estão acontecendo. Diziam  que o homem iria voar grandes distâncias, que íamos ouvir vozes do outro lado do mundo se comunicando uns com os outros sem estar perto etc. Naquela época achava que tudo não passava de estórias criadas pelos mais velhos. Agora nestes novos tempos   estou assistindo de camarote do meu lar o que acontece pelo mundo graças a evolução dos meios de comunicação.Sempre fui curioso e  como no dia de hoje, 17 de Maio, se comemora  o dia da Comunicação procurei  saber e transmitir a respeito já que também sou desta área.
O   primeiro meio de comunicação  entre os primitivos foi o Tantã, uma tora de madeira furada ao meio na qual batiam com dois pedaços de pau e o som era ouvido por outras tribos, que repassavam as mensagens.  Outros meios  surgiram  pela necessidade como o uso da Fumaça que encurtou o tempo da transmissão.
Isto foi há  mais de 3000 anos antes de Cristo. De lá para cá  outros meios foram sendo criados como os desenhos e gravuras colocadas em cavernas mortuárias pelos egípcios,  os signos sonoros  que substituíram  o Tantã,  e  a invenção da escrita no seculo IV, a/c  levando as mensagens  mais longe - em 1438 o  alemão Gutemberg  aperfeiçoou os  tipos móveis criados pelos chineses, que foram os primeiros a imprimir livros e jornais.O primeiro jornal brasileiro foi o Brasiliense, lançado em 1º de junho de 1808 por Hipólito da Costa,l impresso em Londres porque a coroa portuguesa proibia impressoras no Brasil.

Fonte -Conceitos, fundamentais e Historias - João Batista Peres *


Nenhum comentário:

Postar um comentário